RSS Feed

PENTAGRAMA - qual o verdadeiro significado ?


Eu costumo usar um pentagrama no pescoço como proteção espiritual e bom-hábito, mas, há quem diga que isso é coisa do demônio e que tenho de tirar isso do pescoço e ler a Biblia ! :s
Ora bolas, mas, ler a biblia não vai me livrar do demônio, nem tirar o pentagrama do pescoço me fará ser mais 'do bem'.
Poucos sabem o que realmente significa um pentagrama, e a maioria taxa como sendo do mal sem ao menos ter estudado sobre o assunto, então mãos à obra.

Na Mitologia Romana o símbolo da deusa Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. se você observar o planeta Vênus durante oito anos, verá que ele faz no céu a forma de um pentagrama.
O pentagrama trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente; possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2.
Ao longo do tempo o Pentagrama foi usado por diversos estudiosos e filósofos como Pitágoras que usou o pentagrama como símbolo da primeira faculdade no mundo dos homens, a Escola Pitagórica.

Pentagrama Invertido

Muitas pessoas que se intitulam Satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito, ou a vitória do Mal sobre o Bem. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas). Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.

Devemos ter em mente que apenas após o advento do Cristianismo, a igreja o associou como símbolo do Mal, numa tentativa de conversão dos pagãos ao culto cristão; não podemos esquecer que muitas das maluquices que se ouve por ai hoje em dia, vem das absurdas acusações da Igreja Católica desde que sentiu a nescessidade de atacar e amaldiçoar toda e qualquer ordem, filosofia ou religião que se opor á seus dogmas de 'salvação'. Todas as calunias feitas pela igreja para o pentagrama, mesmo antes do Tribunal da Inquisição que foi fundada em 21 de Julh de 1542 pelo Papa Paulo III, onde se via este símbolo nas casas e nos salões de rituais dos pagões e dos magos; assim a Igreja pegou tudo o que achava pelo caminho como Pentagramas, Círculos, Tridentes, 666, Adoração aos Deuses e transformava tudo isso em coisa do satanás.

55 comentários:

Jhessy disse...

Kara eu uso um pentagrama no pescoço e minha irmã keria ke eu tirasse meu eu ja sabia o significado mas gostei pakas do blog

Thiago Frantinelle disse...

Kara euu tbm adoreiii o blog presisava saber o significado verdadeiro gosteiii

schirley disse...

eu dei um pentengrama pro meu marido minha amiga disse tira isso e do dêmonio, pesquizei e adorei o significado

Wolls disse...

ae você tem que ter em mente com esse blog que muita gente vai ser influenciada pelo o que você diz...imagens de pentagramas, tridentes e a numeração 666 eram e são usados em rituais pagãos, principalmente pentagramas. Há algumas cruzes que também são usadas em rituais tal como a Cruz Ansata (anhk)....
o pentagrama tanto normal quanto invertido é usado em rituais de bruxaria ou "paganismo".

pesquisa mais...você ta muito mal informado...

Bєllα яσdяigυєร disse...

Gostei do significado,gente to com um hexagrama no pescoço por engano,achei qe fosse ah estrela de davi,mais não vou tirar porqe para mim ella significado qe faço parte do povo de Deus. oh qe vcs acham tiro ou não tiro oh hexagrama do pescoço?

Unknown disse...

Eu comprei o meu Pentagrama ontem,sempre achei muito bonito,mas nunca soube o verdadeiro significado (até hoje).Muitas pessoas dizem que é coisa do Demonio,e tal,mas eu nunca acreditei,mas sempre soube que ele era usado em rituais,e tal.Um amigo meu deixou de usar um Pentagrama,pois muitas pessoas diziam que era coisa do Demonio.
Gostei muito do teu texto,ele esclarece bem o asunto,parabéns!!Obrigada pela ajuda.beijos

Unknown disse...

Eu gostei de saber...

Renascer é preciso !!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renascer é preciso !!!! disse...

olá companheiro, tenho um pentagrama e estudo to estudando a gnose. pois estou procurando a verdade sem condenações, sem discriminações e respeitando todas as religiões. pois cada um sabe o coração que carrega no seu peito! e com fé verdadeira,
não ha nada, nem coisa alguma que te possa fazer mau!!!
Seu blog ta d+ cara! e bem esclarecido!
parabéns!!!

Unknown disse...

Esse cara não sabe o que escreve, o pentagrama é satânico sim, como podem achar que a igreja católica estava errada condenando adorações a deuses? a mitologia é uma coisa, mais levar isso pra vida é perda de tempo. Se querem usar o pentagrama, assumam logo que são bruxos, agora se querem ser magos providos de sabedoria entrem no blog www.jardimdosmagos.blospost.com esqueçam esse negócio de pentagrama, a verdadeira magia não exige esse simbolo maldito.

Unknown disse...

Agora tem até um mago nos comentando.Estou estupefato com tanta informação errada.Tanto no blog quanto nos comentários.Discussão Inútil!!!

Leonardo Oliveira disse...

Parabéns ao blogueiro, postagem excelente. Pena ainda existirem pessoas tão bitoladas na religião a ponto de não abrirem seus olhos para assuntos bons como esses.

PS.: Deu pra perceber claramente que esse "Mago Vicent" é um tremendo babaca que apenas tentou causar na página somente para divulgar seu blog que por sinal é ridículo não visitem aquele lixo.

É Isso Galerinha disse...

Parabéns pelo blog esclareceu minha duvida,e só eu que não achava o pentagrama coisa do demônio ?

colheita feliz disse...

Seus Mentirosos Minha Vó É da Igreja Ela Disse q É satanico sim Nao Existe Pentagrama Do Bem

jully disse...

Realmente existe muita coisa, que na idade média, a igreja católica taxou como satânica. Mas devemos ter cuidado não só com o significado cultural de determinado símbolo, mas também com seu significado espiritual, pois o espiritual não quer saber se você compreende isso ou não. Sendo assim é perigoso definir algo retirando totalmente seus possíveis significados históricos, assim também como colocar significado que não existe em todas coisas e se tornar paranoico. O que devemos realmente fazer, é buscar em nosso Espiritual, buscar não em religiões mas em Deus se devemos usar algo ou não, até por que sua palavra mesmo diz: Aquele que faz determinada coisa, não jugue quem não faz e visse versa, pois Deus age de forma individual e pessoal. Enfim, se no seu interior você não se sente mal, quem são os homens para te jugar? Mas se deveras sentir que há algo estranho desconfie, pois o mundo espiritual é mais real do que essa ficção que os homens vivem.

Fer disse...

Acho que a força da mente é tudo, a força da intenção!!! Se você utiliza um Pentagrama sem nenhuma crença ou convicção, aquele objeto será apenas algo material, um enfeite...canalizar a energia num símbolo ou objeto, seja ele qual for, colocar intenção, ai muda o significado e o que determinado objeto influenciará em termos energéticos, ou mesmo na auto-sugestão. Agora, acho que o mundo necessita se preocupar com o respeito a crença alheia e as culturas antigas...falta isso!! RESPEITO por aquilo que é diferente do seu Universo cotidiano

Gothicgirls disse...

--' O pentagrama invertido significa cada um dos Demonios mais poderosos tipo Belzebu Lucifer e etc..

Gothicgirls disse...

Acho que se vc dia que e do 'DEMONIO" entao porque procura o significado?
E fods e cada comentario que da nojo.

Unknown disse...

O POVO DRAGÃO TAMBÉM USA O PENTAGRAMA INVERTIDO, COMO SIMBOLO DO BODE EXPIATÓRIO, NO QUAL ARAÃO. IRMÃO DE MOISES, DEPOSITAVA TODOS OS PECADOS DO POVO SOBRE A CABEÇA DO BODE E DEPOIS ESSE ANIMAL ERA LEVADO PARA O DESERTO E LÁ MORRIA. SABEMOS QUE O CRISTO TAMBÉM CARREGOU SOBRE SI OS PECADOS DO MUNDO E MORREU. JESUS ESTÁ MAIS PARA O CORDEIRO OU MAIS PARA O BODE ?

♥Carla Cristina♥ disse...

gente nao brinquem com isso !!e naum usem em ipotese alguma o nome de DEUS e de JESUS em vão pois isso é um pecado abominavel !se querem falar de suas crenças falem mas naum usem o nome sagrado de JESUS nessas discussões bobas!!

Unknown disse...

Eu uso a sete anos!!!

Anônimo disse...

Não tem um comentário escrito em português. Tudo bem, NÃO é literatura mas pelo menos escrevessem o idioma corretamente. É só analfa escrevendo. Entrei aqui para que me esclarecessem e saio mais burro do que nunca.

Unknown disse...

meu amigo fica dezenhando um pentragrama com o meu nome dentro. eu queria saber oq isso significa?

Unknown disse...

quando eu fui contra as pessoas da minha escola dizendo que o pentagrama não e coisa do demo e sim que significa espirito,terra,ar, água e fogo me falaram a mesma coisa e me disseram para ler a bíblia também

ALTIERES ROCHTESCHEL disse...

O simbolo conspira a favor a da personalidade de cada um o pentagrama pode ter os mais diversos direcionamentos do que o mesmo significa. Mais na verdade o que importa é o que vc sente o que vc demonstra ao próximo!
O significado do seu pentagrama e vc quem faz eu tenho 7 tatuados nas costas e não sou o capeta, como tenho um par de asas e não sou um anjo, vai de cada um!

Unknown disse...

Bom dentre todos os comentários que gostaram eu também gostei, para os Cristãos, católicos que buscam a Deus, só não use invertido, pois ai sim seria um ritual de satanás.
Abraços

Anônimo disse...

Pentagrama... cada um gera um tipo de opinião própria sobre o tal símbolo.. e outros semelhantes. Mas a realidade é que ninguém precisa de símbolos para demonstrar que é do bem ou que precisa de proteção. Adornos não significam nada de bom. Não edificam o espiritual de ninguém, independentemente de crença ou religião. Símbolos perecem, mas a essência de um espírito puro, jamais...

Observadorsp disse...

Por tudo que li entendi o seguinte:
Se vc usar com a ponta para cima, te trará sorte e proteção do universo.
Se vc usar com a ponta para baixo, pode ser que vc var ter sorte e proteção do inferno e será taxado como satanista pelos que te verem em este emblema.
Resumo: Li sobre o significado e vou comprar uma e usar com a ponta para cima, se for positivo vou postar aqui se der efeito contrário tb vou postar ok.boa sorte pra todos.

Unknown disse...

o pentagrama e um simbolo do mal para cima ou para baixo ,pois se acreditamos em Deus não devemos ter
ou acreditar em outros deuses .isto e o que a palavra de Deus nos fala.Sendo assim estando com uma ponta apontada para cima ,nos leva a acreditarmos em varios deuses oque descaracterisa a doutrina cristã.

Lenaz disse...

Eu tenho um pentagrama tatuado no ombro a 5 anos... como simbolo de proteção... ja ouvi muito q eh do diabo e bla bla bla... mas o q realmente importa é o significado q ele tem PARA QUEM USA!

Sim, ele me protege, me da sorte, me ajuda... e nem por isso deixei de acreditar em Deus.

Vítor Cezar disse...

Tenho um e todo mundo fala que é do diabo , e quando tento explicar o real significado , falam que é mentira , povo ignorante é foda, cada um tem sua personalidade e usa o pentagrama de acordo com sua crença.

Unknown disse...

se é do diabo to lascada kkkkk,pois tenho um tatuado no pescoço a mais de dez anos...religião ñ faz ninguem,ñ existe essa ou aquela melhor,e sim a que te faz bem...

Unknown disse...

Uso um pentagrama no pescoço e concordo quando vc diz que a igeja católica amaldiçoou toda e qualquer ordem, filosofia ou religião que se opor á seus dogmas de 'salvação'. Mas você chegar num site e dizer que o 666 número da besta não é coisa do satanás?? pelo amor de Deus neh?? Até os próprios satanistas confirmam que esse é sim um número de Satan, dá uma lida em apocalipse por favor.

Unknown disse...

'' eu tenho um pentagrama no pescoço e minhas amigas achvam que eu tinha feito um pacto com o demonio..........mas em vez de saber pra depois flar né.............adorei o blog super curioso"""

Unknown disse...

eu não tenho um mais quero ter uso muito desenhos pelo meu corpo . a aqredito mesmo que ele tem o poder de afastar os demônios de mim adorei o blog

Unknown disse...

usei muitos anos meu velho e guerreiro pentagrama no pescoço, sim claro, sabendo o significado. Hoje em dia, cresci mais nao perdi minha excencia. Ele pode nao andar mais no meu pescoço, mais tenho sempre ele comigo como minha forma de proteção. Cabicera da cama, bolsa... perto de mim....

Unknown disse...

adorei e estou adorando o significado de pentragrama amei e sempre serei sincero com meu mestre amém.(francisco cardoso).

Unknown disse...

eu adoro petagrama ate tatuei um mago e um dragao nas costa e o mago com cordao petagrama no pescoço

Unknown disse...

O Bem ou o Mal está dentro de cada um de nós basta escolhermos, qual nos adaptamos e nos faz nossa personalidade mais feliz completa o nosso eu.
Aí escolhemos qual símbolo usaremos para nos proteger e nos guiar, além de nós mesmo.

Unknown disse...

Os pastores usam a Bíblia para roubar dinheiro de gente inocente. Então vamos dizer que a Bíblia é do demônio só porque ela é usada para fazer o mal também? Um pentagrama pode ser simplesmente uma estrela que uma criança coloca no céu de um desenho...Todo objeto/símbolo é o que cada um quer que seja...

Lucas Piotrowski disse...

Simbolo pagão, assim como crucifixos, e deuses modificados pela igreja catolica com nomes de santos para atrair pessoas do paganismo para a igreja católica...
Se vc tem medo de pentagramas pense primeiro nos crucifixos e santos que usa...
obs: Não ao preconceito religioso abç a tds.

Unknown disse...

pessoal, na verdade a minha opinião é que, eu uso e eu mesma dou sentido as coisas que tenho, como diz o velho ditado: Você tem uma faca, pode utiliza-la para cortar um queijo ou matar uma pessoa, quando você utiliza algo, e esse algo te traz segurança e fé para as coisas boas assim será, o seu pensamento emitirá essa energia... quando pensamos e falamos no bem o bem vem. Paz e muita fé a todos.

Unknown disse...

tudo q a igreja catolica nao tinha conhecimeto dizia q era satanico

Anônimo disse...

Sonhei que esse simbolo iria me dar muita sorte e se chamava estrela da vingança,agora decidi pesquisar e vi que tem um bom significado,pretendo começa a utiliza-lo para dar sorte e prosperidade.

Unknown disse...

tudo mim
e licito mas,nem tudo convem

Unknown disse...

Kkkk verdade
Acho que o pior foi o "ipotese" ali em cima kk

Unknown disse...

Kkkk verdade
Acho que o pior foi o "ipotese" ali em cima kk

Camila disse...

O Pentagrama, por ser um símbolo, cujo tem os 4 elementos, ele pode ser usado pelas pessoas tanto como algo ruim, tanto quanto algo bom, mas nao se sabe a fundo o verdadeiro significado do pentagrama assim como de outros símbolos, então cada um guarde sua ideologia para si mesmo, e só julgue quando tiver certeza do que estiver falando.

mari disse...

o pentagrama invertido é sim um simbolo do mal, mas o pentagrama em pé nem mesmo a bíblia condena entaão parem de falar merda e vão cuidar da espiritualidade beijos e muita luz!

Unknown disse...

Pesquisem proporção áurea e sequência d Fibonacci. É lindo d se ver. Para os crentelhos q falaram milhões d merdas vão pentear o saco do capeta.

Unknown disse...

Pesquisem proporção áurea e sequência d Fibonacci. É lindo d se ver. Para os crentelhos q falaram milhões d merdas vão pentear o saco do capeta.

Unknown disse...

eu tenho um tatuado no peito gostei de saber o significado

Unknown disse...

Eu tenho 2, não se está para cima ou para baixo. Está de lado porque está numa pulseira dos 7 chakaras

Unknown disse...

Falta ta me o i.... Antes que digam que sou burra

Hahzarda disse...

A igreja cristã matava e torturas pessoas que o contrariava, msm estando errado. Tendo afirmação de terra plana etc....E estavam errados sobre issu.

Postar um comentário