O Bem e o Mal
Postado por
.:| SilvestreRangel |:.
on terça-feira, 23 de dezembro de 2008
É certo de que todos nós sentimos o bem e o mal em nosso interior, e que podemos escolher entre um e outro em certas situações; isso é óbvil na vida de cada um, e não se é ensinado, mas sim, sentido; dentre os Padres e Pastores com suas fés inabaláveis e suas atitudes 'benéficas' até pobres prisioneiros assassinos-sangue-frio stupradores e ateus, sentem que no fundo do seu espírito tem a oportunidade de escolher entre o bem e o mal desde que lhes foi ensinado o que é certo e o que é errado pela lei dos homens. Mas então, o que é o Bem e o Mal, porque isso existe e como escolher o melhor caminho? será que um dia poderemos nos ver livres de todos esses testes de pureza, e nos unir a energia criadora e suprema ? ou será sempre uma disputa rumo ao infinito de dores e prazeres proporcionados pelas escolhas ditas Bem e Mal ? Afinal de contas o mal é ausência do bem ? Onde está a origem do mal? Em Deus? Nos Homens?
Várias perguntas; Poucas respostas.
O Bem e o Mal são direcionados a avaliação de comportamentos, desejos e ações motivados pela dualística interior, onde é posta uma direção moral, seja ela positiva ou negativa; Geralmente vê-se o bem como algo implicante a vida, felicidade, desenvolvimento humano e moral, enquanto o mal, é considerado exatamente o oposto.
Moralmente e simplesmente o Mal é o contrário do Bem, pode-se dizer também que o mal é o que constitui obstáculo e/ou contradição à perfeição que o homem é capaz de realizar e ser na natureza de Deus.
Segundo o Espiritismo pode-se dividir o mal em 3 partes, são elas: o Mal Metafísico (Imperfeição), Mal Físico (Dor e Sofrimento) e Mal Moral (Pecado).
Malinovsky, etnólogo polonês, estudando a moral sexual dos selvagens australianos, chegou à conclusão de que tudo o que entre nós é considerado normal e até santo, lá é considerado mal. Embora haja uma moral objetiva, traçada pelas leis divinas; sendo assim, não se pode dizer ao certo o que é bem e o que é mal com toda certeza, pois sempre houve e haverá religiões filosofias e pensamentos favoráveis e contrários à esta ideia.
"Muitos pensam que Deus, que é o criador do mundo e de tudo o que existe, também é o criador do mal. Para tanto, as religiões dogmáticas elaboraram uma série de raciocínios sobre a demonologia, ou seja, o tratado sobre o diabo. Baseando-nos nessas imagens, seríamos forçados a crer que existem dois deuses, digladiando-se reciprocamente. A lógica e os ensinamentos espíritas apontam-nos, porém, para a existência de um único Deus, que é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Como um de seus atributos é ser infinitamente bom, Ele não poderia conter a mais insignificante parcela do mal. Assim, Dele não pode provir a origem do mal. Mas o mal existe e deve ter uma origem. Onde estaria? (Kardec, 1975, cap. III)"
Discordo totalmente do que Kardec disse acima; sei que muitos lêem suas obras e o admiram muito, inclusive eu, mas, aqui, nossos pontos de vista se dividem; pois não há existência seja ela material, espiritual ou mental, que não seja uma parte da energia da criação (Deus); pois Deus não criou o mundo nem o universo, ele é o próprio universo, sendo assim o mal é apenas parte da energia criadora respectivamente direcionada, assim como o bem.
Claro que muitos não concordam com o que eu disse aqui, mas, isso são apenas meus pensamentos. Cultive os seus !
3 comentários:
namoral...você precisa pensar mais antes de postar algo...
Acho que a força da mente é tudo, a força da intenção!!! Se você utiliza um Pentagrama sem nenhuma crença ou convicção, aquele objeto será apenas algo material, um enfeite...canalizar a energia num símbolo ou objeto, seja ele qual for, colocar intenção, ai muda o significado e o que determinado objeto influenciará em termos energéticos, ou mesmo na auto-sugestão. Agora, acho que o mundo necessita se preocupar com o respeito a crença alheia e as culturas antigas...falta isso!! RESPEITO por aquilo que é diferente do seu Universo cotidiano
O bem e o mau ,como avaliarmos e sabermos oque e bom oque e ruim .Deus criou tudo bom assim esta em geneses , mas como discernir ,Talvez esteja ai origem do mau ,quando Deus respeitando o nosso direito de escolha tinha seu plano ,mas o homem o desobedeceu , nos deu livre arbitrio; E disse aquilo que plantar ,colhera.
Postar um comentário